Flag Counter

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Manual do Blogueiro

Manual do Blogueiro

By Francisco Jarbas – Palhano-Ce, 25/11/2008



  • Upload


Transferência de dados de um computador local para um servidor. Fazer o upload de um arquivo é o ato de transferir o arquivo do seu computador para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações.




  • Software Livre


É qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário.



  • Login


Conjunto de caracteres solicitado para os usuários acessarem algum sistema computacional que geralmente solicita um nome de usuário e às vezes, uma senha (que pode conter letras e números) para a libertação do acesso ao computador.



  • Websites


Conjunto de páginas ou ambiente na internet que é ocupado com informações(textos, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa, governo, pessoa, etc. É o mesmo que site.


  • Internet

Rede em escala mundial de milhões de computadores conectados, também conhecida como Web.

Dicas para criar um blog

CRIE UM BLOG


Hoje com o auxílio da Internet pode-se utilizar uma variedade de recursos para o melhoramento das aulas, um Blog por exemplo, é uma grande ferramenta que possibilita uma rica interação entre educadores e alunos.


Abaixo, segue algumas dicas de confeccionar um Blog:


Passo-a-passo para criar um Blog:

  • Acessar a página do google

  • Criar em mais... muito mais


Criar conta de e-mail (gmail)

  • Clicar na opção “gmail”

  • Depois clicar na opção “inscreva-se no gmail”

Voltar à página do google

  • Clicar na opção “Blogger”

  • Seguir os três passos para a criação do blog


Clicar na opção CRIAR BLOG

  • Digita o endereço de e-mail e senha

  • Digita o nome de tela usado para assinar as postagens de seu blog

  • Clicar em Aceito

  • Clicar em Continuar

Criar o nome do blog

  • Título do blog – Ex: Professor Jarbas

  • Endereço do blog – Ex:http://profjarbas.blogspot.com/

  • Clicar em continuar

Escolher o modelo do blog

  • Clicar em Continuar

  • Seu blog está pronto!!!!!




Qual é a educação que desejamos?

Qual é a educação que desejamos?

By Francisco Jarbas 30/09/2008

A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes à todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.”


Quando se fala em Educação, logo passa um emaranhado de assuntos sobre o tema na mente dos que estão em contato com ela, os professores. Quando se trata do tipo da educação que queremos, nos deparamos com questionamentos pessoais e coletivos do tipo: o que fazer para melhorar o ensino? Como fazer para melhorar a aprendizagem dos alunos? Que técnicas pedagógicas eu devo usar?


Então, é complexo falar em educação que surpreenda, que cative e que conquiste a todo o momento o discente, como retrata a citação acima. Contudo, o caminho para esse tipo de educação começa quando escola e professores estão conscientes que precisam mudar posturas obsoletas e adaptar-se às novas exigências modernas que adentram e modificam à todo momento a educação.


Em pleno século XXI, é extremamente, tradicional proibir que o aluno não possa usar seu MP4, 5, 6 ou 7, o seu aparelho celular, por exemplo, nas aulas de matemática, ora nestas TICs, também tem calculadora, por que não usá-las. Com certeza o jovem aluno teria prazer em usá-los. Mas, as regras escolares, na maioria das vezes, não permitem.

Então, eu pergunto: Por que?


Como enuncia Moran, 2007: “Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas. São muitas informações, visões, novidades. A sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis.”


A escola é um dos espaços privilegiados de elaboração de projetos de conhecimento, de intervenção social e de vida. É um espaço privilegiado de experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias, aplicáveis ou limítrofes. Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem.


Para conhecer mais sobre os desafios educacionais nos tempos atuais acesse o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/desejamos.htm que você encontrará conceitos e teorias modernas sobre o tema desse artigo.


Até, Einstein em 1936, falando sobre educação retratou entre outras palavras que a escola deve ser atrativa e ao mesmo tempo, competente para desenvolver o espírito do jovem a buscar o conhecimento, más para isso, ela deve adaptar-se às mudanças tecnológicas. Caso contrário, ela continuará, insistindo em métodos à base da força que só servem para intimidar, criar cidadãos sem auto-crítica e se tornar um espaço que os jovens não gostam de freqüentar.

http://www.tvebrasil/salto.




José Manuel Moran

Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância [Este texto faz parte do meu livro A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá . Papirus, 2007, p. 167-169.


Dos Sonhos aos Ares

DOS SONHOS AOS ARES


By Francisco Jarbas


Sim, pois o vídeo fala da evolução técnico-científica que precedeu a invenção do avião. Retrata também as dificuldades enfrentadas por seus percussores. Contudo, depois de muitas tentativas, o avião foi inventado por Santos Dumont por volta de 1906 e já durante a 1ª Guerra Mundial, o avião já estava mais aperfeiçoado.


Então na nossa vida, não é diferente, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) estão aí, e cabe a nós, nos aperfeiçoarmos para podermos usufruir o máximo das mesmas.


Como professor, devemos constantemente utilizarmos a Internet ou qualquer ou qualquer outro aplicativo do computador para melhorarmos o nosso trabalho e a própria pratica docente.


Palhano, 22 de Setembro de 2008