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terça-feira, 25 de novembro de 2008

Qual é a educação que desejamos?

Qual é a educação que desejamos?

By Francisco Jarbas 30/09/2008

A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes à todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.”


Quando se fala em Educação, logo passa um emaranhado de assuntos sobre o tema na mente dos que estão em contato com ela, os professores. Quando se trata do tipo da educação que queremos, nos deparamos com questionamentos pessoais e coletivos do tipo: o que fazer para melhorar o ensino? Como fazer para melhorar a aprendizagem dos alunos? Que técnicas pedagógicas eu devo usar?


Então, é complexo falar em educação que surpreenda, que cative e que conquiste a todo o momento o discente, como retrata a citação acima. Contudo, o caminho para esse tipo de educação começa quando escola e professores estão conscientes que precisam mudar posturas obsoletas e adaptar-se às novas exigências modernas que adentram e modificam à todo momento a educação.


Em pleno século XXI, é extremamente, tradicional proibir que o aluno não possa usar seu MP4, 5, 6 ou 7, o seu aparelho celular, por exemplo, nas aulas de matemática, ora nestas TICs, também tem calculadora, por que não usá-las. Com certeza o jovem aluno teria prazer em usá-los. Mas, as regras escolares, na maioria das vezes, não permitem.

Então, eu pergunto: Por que?


Como enuncia Moran, 2007: “Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas. São muitas informações, visões, novidades. A sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis.”


A escola é um dos espaços privilegiados de elaboração de projetos de conhecimento, de intervenção social e de vida. É um espaço privilegiado de experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias, aplicáveis ou limítrofes. Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem.


Para conhecer mais sobre os desafios educacionais nos tempos atuais acesse o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/desejamos.htm que você encontrará conceitos e teorias modernas sobre o tema desse artigo.


Até, Einstein em 1936, falando sobre educação retratou entre outras palavras que a escola deve ser atrativa e ao mesmo tempo, competente para desenvolver o espírito do jovem a buscar o conhecimento, más para isso, ela deve adaptar-se às mudanças tecnológicas. Caso contrário, ela continuará, insistindo em métodos à base da força que só servem para intimidar, criar cidadãos sem auto-crítica e se tornar um espaço que os jovens não gostam de freqüentar.

http://www.tvebrasil/salto.




José Manuel Moran

Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância [Este texto faz parte do meu livro A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá . Papirus, 2007, p. 167-169.


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